Notícias

21-Fev-2013    Escrito por Clara Ganhão - ETIC de Santa Cruz

No âmbito do Dia Europeu da Internet Segura que se assinalou no passado dia 5 de Fevereiro, o Pólo de Informática de Santa Cruz realizou uma ação de sensibilização nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, dirigido a jovens, e com uma carga horária total de 9 horas. 

Esta foi uma atividade que decorreu pelo 3.º ano consecutivo nos diversos postos informáticos sob gestão da EML - Empresa municipal de urbanização, requalificação urbana e ambiental, e habitação social de Lagoa, E.M.

Estas ações pretenderam promover a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet através de uma formação presencial, sendo que, também como forma de divulgação, todos os computadores disponíveis ao público tiveram o site da internet segura como página inicial nos respetivos navegadores de Internet.

dis_2013_santa_cruz.jpg

 
21-Fev-2013    Escrito por Clara Ganhão - ETIC da Atalhada

No âmbito do Dia Europeu da Internet Segura que se assinalou no passado dia 5 de Fevereiro, o Pólo de Informática de Atalhada realizou uma ação de sensibilização nos dias 11, 14 e 15 de fevereiro, dirigido a jovens, e com uma carga horária total de 9 horas. 

Esta foi uma atividade que decorreu pelo 3.º ano consecutivo nos diversos postos informáticos sob gestão da EML - Empresa municipal de urbanização, requalificação urbana e ambiental, e habitação social de Lagoa, E.M.

Estas ações pretenderam promover a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet através de uma formação presencial, sendo que, também como forma de divulgação, todos os computadores disponíveis ao público tiveram o site da internet segura como página inicial nos respetivos navegadores de Internet.

Foram abrangidos por estas ações perto de uma centena de jovens do concelho, sendo que com esta iniciativa, a empresa municipal de Lagoa procurou aliar o gosto pelas novas tecnologias à vertente lúdica, abordando temas que têm vindo a assumir uma importância cada vez mais pertinente, nomeadamente, a segurança na Internet.

dis_2013_atalhada1.jpg


 

 
07-Nov-2012    Escrito por Filipe Miranda - Junta de Freguesia de Monte Abraão

Neste mês de outubro, podemos destacar a continuação do estudo no projeto Raízes, utilizando a plataforma de Kahn Academy, a mostrar, mais uma vez, algum valor de acréscimo à cultura dos jovens. É claro que todo o estudo não é feito nesta plataforma, visto os conteúdos necessários não estarem totalmente presentes neste site, mas os nossos jovens têm mais plataformas e ótimos técnicos ao seu dispor, para que o seu aproveitamento escolar aumente gradualmente, e que no final do ano letivo ganhem melhores hábitos de estudo.

Salientamos, também, a Formação Virtual em Empregabilidade, desenvolvida neste mês, e que foi, sem dúvida alguma, muito animada e repleta de conhecimento.

A formação foi uma corrida, entre grupos de trabalho (em que os jovens foram divididos em grupos de 3), nos quais cada um tinha uma função: um estava encarregue de fazer a pesquisa no computador, outro de escrever no papel todo o resultado obtido nessa mesma pesquisa, e o último membro, tinha como função servir de elo de comunicação entre os dois primeiros membros, porque quem estava no computador e quem estava a escrever no papel não podiam falar entre si.

A pesquisa era baseada em procura de trabalho e o objetivo era fazer um relatório com tudo o que era encontrado, correspondendo aos parâmetros exigidos (entre os quais 7 empregos com formação específica e 7 sem qualquer tipo de habilitações), sendo que, no final, o porta-voz partilhava os resultados com os outros grupos.

Na avaliação coletiva foram muito animados os comentários e as realizações que fizeram foram muito enriquecedoras.

 
10-Out-2012    Escrito por Filipe Miranda - Junta de Freguesia de Monte Abraão

Seguindo a pista deixada na nossa notícia do mês de agosto, vamos explicar as novas atividades desenvolvidas com o início das aulas e o regresso ao estudo.

Com o início das aulas, os nossos jovens têm uma maior necessidade de utilizar as plataformas de estudo como forma de complementar o seu estudo, nomeadamente através do E-learning. Nós, no projecto Raízes, começámos por não utilizar a plataforma da Porto Editora, recorrendo à actualidade, pesquisando nas nossas ferramentas, plataformas de estudo que fossem gratuitas, de livre uso, que fossem ricas em conteúdo, e que acompanhassem os manuais escolares.

A melhor solução encontrada foi a Khan Academy, uma plataforma que veio mostrar que o E-learning não só é eficaz, como também apresenta resultados. Os registos na plataforma, até hoje, ainda são feitos, e a pergunta mais ouvida é: “O que é isso?”. É claro que o melhor exemplo, de modo a explicar em que consiste esta nova plataforma, continua a ser a nossa “Escola Virtual”. A única desvantagem desta plataforma será encontrar-se num contexto social cada vez mais precário, não se devendo cobrar por uma melhor educação e formação.

Por sua vez, uma das avaliações mais negativas, em relação à plataforma Kahn Academy, é o fato de os “filmes” em Português terem o discurso Luso-Brasileiro, e ainda não existirem muitos conteúdos traduzidos para Português. De modo a preencher todas as nossas necessidades, acabámos por utilizar, também, a plataforma: “Sítio dos Miúdos”, começando, assim, o estudo por ser mais diversificado e completo.

No próximo mês vamos dar conta de como correu a Formação Virtual em Empregabilidade, e como é que as nossas raizinhas estão a sair-se nos seus progressos escolares.
 
22-Set-2012    Escrito por Filipe Miranda - Junta de Freguesia de Monte Abraão

As nossas raízes foram crescendo com a luz e o calor do verão, mas o mais marcante deste mês de agosto foram as idas à praia das nossas crianças e jovens.

No decorrer de um verão muito ativo e cheio de calor houve um aumento na participação dos nossos jovens que vieram, responsabilizar e dinamizar algumas das atividades regulares com os mais novos que não tinham oportunidade de ir banhar-se à praia.

Comparativamente ao ano passado o número de participantes aumentou, pois novas e antigas (re)integrações foram realizadas, de modo a que todos interagissem no decorrer da época de férias. Existem novas atividades a serem desenvolvidas no CID, que no próximo mês faremos questão de mencionar, bem como explicar como foram dinamizadas e como estão as ser desenvolvidas, contudo, podemos deixar uma pista: “khan…”

Sem mais novidades e com a despedida da praia e das férias de verão, mas não com o adeus das notícias, vamos informando sobre o que vai sendo dinamizado e construído no espaço do Projeto Raízes.
 
03-Ago-2012    Escrito por Alzira Martins - Espaço Internet de Vizela

O novo número de telefone do Espaço Internet de Vizela é 253 489 643. O telefone antigo será desativado.

 
28-Jul-2012    Escrito por Filipe Miranda - Junta de Freguesia de Monte Abraão

Neste mês de calor, o trabalho continua no espaço do Projeto Raízes, porque sem trabalho não existe divertimento. E os valores que contribuem para o melhor desenvolvimento da sociedade têm de ser fomentados todos os dias.

As crianças e jovens apercebem-se, nos diferentes campeonatos promovidos no Cid@Net, que a sociedade global tem, felizmente, mais pessoas a praticar o bem, todos os dias, e a querer fazer a diferença no mundo, do que aqueles em que as intenções são menos boas. Mesmo que as suas acções não sejam reconhecidas durante os seus atos, são esses que servem de modelos para os nossos destinatários e beneficiários.

Depois de as opiniões variarem em torno dos temas debatidos na Ted Talks, os jovens ainda têm a oportunidade de se expressar individualmente nos torneios de conhecimento, o que permite eles adquiram, ainda mais, conhecimento em termos de cultural geral e conteúdos informáticos.

No próximo mês os jovens terão oportunidade de ir à praia com o Raízes, no entanto o espaço continuará aberto para receber aqueles que não gostam ou que não tiveram a oportunidade de ir.

Esperamos por uma visita de quem quiser vir ver o trabalho desenvolvido.
 
18-Jul-2012    Escrito por FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

O "Manifesto e-Skills", lançado no passado dia 21 de Junho, em Bruxelas, é um documento com sugestões para promover o emprego e a literacia digital na Europa.

 

Menu Utilizador

área reservada

quem está em linha

Nenhum utilizador em linha

Ligar Portugal